-
Obras
Opiq+theri, Perimetranorte - da série Sonhos Yanomami, 2002
impressão com tinta pigmentada mineral sobre papel Hahnemühle Photo Rag Baryta 315 gr66 x 100 cmA série Sonhos Yanomami foi um dos últimos trabalhos formulados por Andujar a partir de seu acervo. 20 imagens foram produzidas a partir da sobreposição de cromos e negativos. Essas...A série Sonhos Yanomami foi um dos últimos trabalhos formulados por Andujar a partir de seu acervo. 20 imagens foram produzidas a partir da sobreposição de cromos e negativos. Essas combinações de imagens foram feitas originalmente no processo de ampliação das imagens e mais tarde digitalizadas.
Sonhos Yanomami reflete um período de otimismo na história dos Yanomami e de Andujar. A série foi produzida 10 anos após a demarcação das Terras Indígenas Yanomami, após uma longa luta junto ao governo Brasileiro.
A série Sonhos Yanomami oferece um olhar inspirador sobre a cultura do xamanismo. As sobreposições de Andujar funcionam como uma tradução dos rituais xamânicos, misturando natureza e cultura na interpretação de estados de transe que reúnem Yanomamis e espíritos.
Desde o início de seu trabalho, Andujar considerou a fotografia como um meio de comunicação e compreensão do outro, “Se o registro fotográfico de culturas pode ser considerado uma forma de compreensão do outro, eu acredito que com a série Sonhos eu consegui entender a essência do povo Yanomami”.